domingo, 24 de janeiro de 2016

Arquivo X [S01E01]




 Por Wendell Borges


Piloto
Direção: Robert Mandel
Roteiro: Chris Carter

Revi hoje o primeiro episódio da série Arquivo X. Os próximos 201 episódios serão vistos ao longo do ano de 2016.

O episódio piloto é realmente muito bom. A mistura de ironia, ação e suspense vai crescendo em tensão até os momentos finais. Acompanhamos o primeiro encontro entre Danna Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny) logo após a apresentação de Scully ao chefe do departamento, Scott Blevins  (Charles Cioffi). 

Mulder e Scully voam para Bellefleur, Oregon, para investigar a morte de Karen Swenson, uma estudante de escola secundária que morreu misteriosamente, e cujo cadáver está marcado com dois vergões vermelhos. Os agentes exumam o corpo de Ray Soames, um dos colegas de Karen. Quando o caixão de Soames é aberto, no entanto, uma carcaça humanóide estranha é descoberta dentro. O cadáver acaba por ser a de um orangotango, e raios-X revelam um objeto de metal não identificado implantado na cavidade nasal da criatura. Na sequência das investigações Mulder e Scully parecem sofrer o efeito de uma abdução alienígena quando um feixe de luz os cega na estrada e o relógio de Mulder salta de 9:03 para 9:13 da noite. O episódio é fechado com o canceroso (William B. Davis) guardando o objeto misterioso entregue por Scully ao seu chefe, Scott Blevins (Charles Cioffi). 

Descobri durante a pesquisa que o diretor do episódio piloto, Robert Mandel, foi o diretor do famoso thriller de ação da década de 80, F/X - Assassinato sem Morte. Mandel dirigiu vários outros bons telefilmes e também dirigiu o episódio 19 "Deus Ex Machina" da primeira temporada de Lost.




Curiosidades: No episódio ficamos sabendo que Scully conhece muito sobre Física, ela escreveu uma monografia  sobre o "Paradoxo duplo de Einstein: Uma Nova Interpretação". E ficamos sabendo também que Mulder escreveu uma monografia sobre Assassinos e o oculto que ajudou a capturar Monty Proper em 1988.

Geografia do episódio
A trama se passada na costa nordeste do Oregon entre os dias 07 e 22 de março de 1992.





_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário