quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Donnie Darko [2001]



Donnie Darko (2001) 


Duração: 133 min    [revisto em blu-ray dia 20/01/2016] Versão original dos cinemas: 113min



Por Wendell Borges 


Breve comentário: A estreia do diretor e roteirista Richard Kelly tornou-se um dos filmes mais cultuados do começo do século, contando com um roteiro intrigante, bela trilha sonora e grande atuação de Jake Gyllenhaal. A trama segue o personagem Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um jovem com distúrbios psicológicos provocados pela aparência constante de um homem chamado Frank vestido na fantasia de um coelho. As reflexões colocadas ao longo da trama discutem a hipocrisia social da família e da escola norte-americanas, além de questões filosóficas sobre viagens no tempo. 

Sinopse: Donnie Darko é um adolescente que está à beira da loucura, devido a visões constantes de um coelho monstruoso, que tenta mante-lo sob a sua sinistra influência. Donnie luta contra os seus demônios, literal e figurativamente, numa intriga de histórias entrelaçadas que jogam com as viagens no tempo, gurus fundamentalistas, predestinação e os desígnios do universo.


CuriosidadeTradução em língua portuguesa do conto "Os destruidores" de Graham Greene, obra que aparece durante o filme e é uma das muitas referências filosóficas e literárias que surgem no filme. Vale a pena ver também a animação "Uma grande aventura", citada no filme.

Indico também o site inglês Donnie Darko que revela muitas coisas da trama e também oferece a oportunidade de lermos o livro criado por Richard Kelly, "A filosofia da Viagem no tempo" que aparece no filme sendo creditado à personagem  Roberta Sparrow, a "Mamãe Morte".

Análise de algumas cenas do filme



No cartaz "Frank não sabe onde colocar seu amor"








Nas cenas acima o personagem Jim Cunningham, interpretado por Patrick Schwayze, faz uma demonstração dos ensinamentos de seu livro. No filme esta sequência é acelerada e colocada como uma espécie de mensagem subliminar. Donnie Darko em seguida começa a refutar os ensinamentos de Jim Cunningham.¨

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨



Nesta cena acima Donnie Darko estava no cinema com a namorada, ele estava assistindo a morte do demônio, quando ele sai é revelado que havia uma sessão do filme "A Última Tentação de Cristo".

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Trailer




Poster





_______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário