quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Arquivo X [ S10E02 ]



Arquivo X [S10E02]

A Mutação do Fundador

[Voltar ao guia de episódios]

 Por Wendell Borges


Comentário: Abaixo eu faço um resumo detalhado do segundo episódio que faz algumas referências a dois filmes de ficção científica famosos: O Planeta dos Macacos (1968) e 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), além do final que parece ter sido extraído de um filme dos X-Men. 

O diretor Chris Carter parece ter assumido neste reboot um certo tom irônico e simuladamente farsesco, misturando referências da cultura pop de filmes de ficção científica com a paranoia dos alienígenas e das teorias da conspiração.


Sinopse detalhada e completa do episódio

No segundo episódio os agentes Danna Scully e Fox Mulder investigam os acontecimentos ligados ao suicídio do Dr. Sanjay ocorrido na sede da Nugenics Tecnologia. Ao chegar ao local do crime, Scully e Mulder já sentem que algo está sendo escondido, quando lhes é negado o acesso ao hard disk de Sanjay  pelo agente do Departamento de defesa, mas Mulder consegue furtar o celular de Sanjay  e começa a fazer contatos marcando encontro com Gupta, o último a fazer uma ligação para Sanjay . Ao chegar no local do encontro em um bar de Washington, Mulder descobre que o homem chamado Gupta, era o amante dele, Samjay escondia então sua homossexualidade. Enquanto isso Scully fazia a autopsia no corpo de Sanjay, e descobre após quebrar os dedos da mão dele, enrijecidos após o suicídio, pois antes de suicidar-se, Sanjay havia escrito as palavras "Mutação do fundador" na palma da mão - uma referência ao Dr. Augustus Goldman, um indivíduo solitário conhecido como "O Fundador". No momento seguinte, Scully e Mulder vão até o apartamento de Sanjay e lá descobrem fotografias de crianças desfiguradas, Mulder sofre um ataque mental ouvindo o mesmo barulho que Sanjay ouvira antes de suicidar-se.


Mulder e Scully sofrem uma falsa reprimenda de Skinner para aplacar o Departamento de Defesa, que tem laços com Goldman e a Nugenics. Continuando com a investigação, Mulder descobre observando imagens de gravação das câmeras, perto do edifício no momento da morte de Sanjay, Mulder teoriza que o ruído que causara a morte de Sanjay seria uma frequência normalmente inaudível para seres humanos. 

Mulder e Scully vão até o hospital em que Scully trabalhou por 7 anos para tentar entrar em contato com Goldman, pois Scully havia relatado momentos antes a Mulder, que Goldman era um dos financiadores deste hospital.  Scully tenta persuadir a Irmã Mary, diretora do local a lhes dar alguma pista de como entrar em contato com o Dr. Goldman. No hospital Mulder e Scully entram em contato com uma jovem chamada Agnes, que expressa o desejo de sair do local e revela que seu bebê não é normal. Momentos depois Mulder e Scully discutem a possibilidade de que Goldman está fazendo experimentos com as mulheres grávidas que estão sob os cuidados do projeto. Eles também falam sobre o filho deles, William, que estava desaparecido há vários anos. 

Mulder e Scully finalmente encontram-se com Goldman, que mostra a eles o trabalho de pesquisa feito com crianças portadoras de doenças genéticas raras, as mesmas que eles haviam visto no apartamento de Sanjay. Durante um passeio pela instalação, eles testemunham um confronto em que uma das pacientes de Goldman faz alguns objetos se moverem por conta própria. Logo depois, eles vão até o local em que Agnes havia sido atropelada e morta por um carro, com seu feto desaparecido misteriosamente. Os agentes em seguida entram em contato com a esposa de Goldman, Jackie, que estava confinada em um asilo de loucos. Jackie recorda o incidente em que sua filha caiu em uma piscina e respirava normalmente debaixo d'água. Ao constatar que Goldman havia usado sua filha como cobaia de um experimento científico durante sua gravidez, Jackie fugiu, mas na fuga sofrera um acidente de carro e o outro filho que ela esperava havia desaparecido. Antes disso, Jackie ouvira um barulho ensurdecedor em sua mente, segundo ela uma tentativa de seu filho de se comunicar mentalmente com ela- Jackie corta seu próprio útero com uma faca de cozinha; O bebê entretanto havia escapado e dado como morto. Na saída, Mulder pergunta a um zelador que estava trabalhando no hospital sobre o procedimento da empresa que terceirizava o serviço de limpeza.

Através da filmagem de segurança, Mulder e Scully descobrem que um faxineiro que trabalhava na Nugenics, a mesma do zelador que haviam visto no centro de pesquisas de Goldman, reagiu de forma estranha, ao mesmo tempo em que Sanjay se contorcia de dor trancado na sala de serviço, momentos antes de suicidar-se. Os agentes vão até a casa do zelador, Kyle Gilligan, e são confrontados por sua mãe adotiva. Mulder é novamente atingindo pelo mesmo barulho que sofrera no apartamento de Sanjay. Percebendo um bando de aves nas proximidades, Scully segue a pista dos pássaros e chega até Kyle obrigando-o a parar. Ao ser levado sob custódia, Kyle revela que ele matou acidentalmente Sanjay e pede para visitar sua irmã. Kyle é levado até o laboratório de Goldman, onde ele é apresentado a uma garota que Goldman diz ser sua irmã. No entanto, Kyle percebe que a garota apresentada a ele não é sua irmã, ele foge pelo corredor onde encontra a paciente que havia movido objetos no outro momento em que Scully e Mulder estiveram no local - era a sua irmã de verdade, Molly. Os irmãos ativam seus poderes telepáticos, estouram a cabeça de Goldman e desarmam Scully e Mulder antes de fugirem. Será que veremos os irmãos mutantes novamente? 

Análise de algumas cenas


Em uma cena com Agnes podemos ver ao fundo passando na TV o filme "O Planeta dos Macacos".

-----------------------------------------------------------

Na sequência abaixo Mulder assiste com seu filho o filme "2001: Uma Odisséia no Espaço" e explica para ele que não se trata de macacos na imagem, mas sim dos homens das cavernas. E também explica ao filho o significado do Monólito.



 









___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário