quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Arquivo X [S01E02]






 Por Wendell Borges


Arquivo X [S01E02]

A Verdade está lá fora / Deep Throat
Direção: Daniel Sackheim
Roteiro: Chris Carter

O segundo episódio consegue superar o primeiro em adrenalina trazendo a dupla para as proximidades de uma base militar aérea no sudoeste de Idaho. Destaque também para a primeira aparição do personagem "Garganta Profunda", interpretado por Jerry Hardin, uma espécie de informante de Fox Mulder que acredita em seu trabalho e vem avisá-lo de que sua vida está em risco, mas que ele assim como Mulder carrega dentro de si a obsessão em descobrir a verdade. 

A trama trabalha o uso de tecnologia alienígena em aeronaves ultrarrápidas e a capacidade  do governo de apagar memórias específicas. Mulder é vítima desta tecnologia pela primeira vez, usada após a invasão na base militar quando Mulder testemunha a realidade da tecnologia supostamente alienígena no desenvolvimento da aeronave militar.

O diretor deste episódio, Daniel Sackheim dirigiu até o momento outros 4 episódios da série: Conduit (1993), The Host (1994), Kitsunegari (1998) e S.R. 819 (1999). Dirigiu o longa A Casa de Vidro (2001) com Leelee Sobieski no elenco; trabalha quase que exclusivamente com séries de TV e telefilmes, já dirigiu episódios das séries Game of Thrones, Dr. House e The Walking Dead. 



Curiosidade: o nome do personagem de Jerry Hardin, o Garganta Profunda é uma homenagem ao verdadeiro Deep throat (em português, "Garganta Profunda"), codinome pelo qual ficou conhecido um informante que deu as informações aos jornalistas  Carl Bernstein e Bob Woodward do Washington Post que desmascararam o plano do presidente Richard Nixon para destruir os rivais do Partido Democrata, e que ficou conhecido como Caso Watergate, que levou à queda de Nixon. Só em 31 de maio de 2005 é que Garganta Profunda decidiu se revelar ao mundo, por meio de um artigo da revista Vanity Fair. Ficou-se sabendo que era W. Mark Felt, Vice-diretor (‘número dois’) do FBI na década de 1970. Mark faleceu no dia 19 de Dezembro de 2008 com 94 anos.

Geografia do episódio





_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário