sábado, 26 de dezembro de 2015

Godzilla [1954]


Gojira/Godzilla (1954)  


Direção:
 

Roteiro:

  | baseado em conto de Shigeru Kayama
Duração: 96 min  /  Filme revisto dia 26/12/2015


Por Wendell Borges 


Breve comentário: Godzilla é uma daquelas criaturas que extrapolaram os limites das telas do cinema e ganharam grande apelo popular, saindo do Japão para América e atravessando décadas sendo revitalizado, recriado ao longo dos anos e homenageado mais de 60 anos depois de sua criação com o lançamento recente do Godzilla (2014) de Gareth Edwards. Este lançamento em 1954 nasceu da ideia do produtor Tomoyouki Tanaka (1910-1997), que juntamente com o diretor Ishiro Honda e o mestre em efeitos especiais Eiji Tsuburaya deram vida a um dos mais queridos monstros da história do cinema. Combinando bonecos e brinquedos em miniatura com a técnica desenvolvida por Tsuburaya, a Suitmation, na qual consistia em combinar um ator usando uma vestimenta de borracha com maquetes e bonecos em miniatura, Godzilla entrou para a fama como um dos mais representativos símbolos da cultura japonesa, em uma trama que trazia um apelo contra o uso indiscriminado da energia nuclear e do uso das armas atômicas.

SinopseUm gigantesco réptil mutante com cerca de 50 metros de altura surge  no Japão em virtude de testes nucleares. O monstro emerge deixando um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o monstro, imenso como um dinossauro, não for detido. Uma equipe de especialistas juntamente com o exército tenta conter o pânico da população e tentar deter ou, em última instância, matar o que ameaça a cidade.

Curiosidade: O nome Gojira em japonês veio da mistura das palavras gorira (gorila) e kujira (baleia). Na versão americana a criatura foi chamada de Godzilla.

O primeiro traje de Godzilla pesava cerca de 90 quilos, dificultando bastante os movimentos de Haruo Nakajima quando o estava usando. Usando o traje, Nakajima conseguia andar apenas 9 metros. (Na foto abaixo podemos ver uma cena do ator com o traje)


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Análise de algumas cenas do filme

As primeiras vítimas de Godzilla estavam no navio Eiko-Maru.



O gigantesco navio cargueiro de 7500 toneladas é destruído e assombra o exército.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A primeira aparição de Godzilla só acontece aos 22 minutos de filme.


Vídeo [Análise de algumas cenas]

[Em breve...]






_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário